CARACTERÍSTICAS
O Pomsky em sua primeira geração, chamado de F1, é gerado a partir de inseminação artificial entre o Husky Siberiano e o Spitz Alemão, por esse motivo, nasce com características de ambas as raças.
As gerações seguintes o cruzamento pode ocorrer das seguintes formas: Pomsky x Spitz, Pomsky x Husky, Pomsky x Pomsky. Esses cruzamentos tem como resultados filhotes de gerações chamadas de F1, F2, F3, F1b, entre outros, que são termos importantes para um criador estudar os cruzamentos que deseja para o canil, já para quem compra um filhote esses termos não são de suma importância, visto que a geração do filhote não garante um padrão em termos de aparência e tamanho.
Para se ter uma previsão de como será o Pomsky na fase adulta, pergunte ao criador pois esse sim terá como te dar essas informações.
PORTE E APARÊNCIA
Os Pomskies apresentam 3 tipos de tamanhos aceitáveis:
- Mini: Peso entre 4 kg – 7 kg e altura de cernelha entre 30 cm – 38 cm.
- Pequeno: Peso entre 8 kg – 11 kg e altura de cernelha entre 38 cm – 45 cm.
- Médio: Peso entre 12 kg – 20 kg e altura de cernelha entre 45 cm – 50 cm.
Porém, tudo depende das características de seus pais e de como o canil trabalha. O rosto deles geralmente é mais arredondado do que de um Husky. Isso acontece devido a sua ascendência Spitz e, assim, ficam com a aparência mais “fofa”.
Seus olhos podem ter as seguintes cores: castanho, âmbar, preto, azul e também podem apresentar um charme vindo dos Huskies: heterocromia ou um olho particolor.
As cores de seus pelos podem variar bastante (Preto e Branco, Preto, Branco, Marrom, Marrom e Branco, Laranja…), já que as raças de seus pais têm uma variada gama de cores. Eles possuem um casaco com duas camadas de pelos (pelo e sub pelo) que os protegem do frio e do calor e existem 3 tipos de pelagem, que são eles: Pelagem Padrão – pelo mais curto, semelhante à um Husky Siberiano; Pelagem Long Coat – pelos mais longos; Pelagem Pelúcia – semelhante a um Spitz. Possuem, também, uma calda peluda que pode se enrolar sobre as costas, além de orelhas eretas e também peludinhas.
temperamento
O Pomsky não precisa de tanto exercício como um Husky puro, isso é certo, mas caminhadas diárias ajudam a queimar energia. Geralmente são bastante brincalhões, ativos, amigáveis, engraçados. Não são tão independentes e super atléticos como um Husky e nem tão territoriais como seria um Spitz. Se relacionam bem com outros cachorros e outras espécies de portes aproximados aos seus, além de serem muito amigáveis com crianças.
Os Pomskies são bem inteligentes e têm facilidade para aprender novos truques. O que facilita todo esse aprendizado é a característica vinda do Husky Siberiano de ser um cão de trabalho e também a característica herdada do Spitz Alemão de ter a vontade de agradar ao seu dono, de ser muito enérgico e inteligente.
Referencias
Internacional Pomsky Association
Breed Standard